10 de jun. de 2013

As Juninas chegaram..Claro as festas..








Nesta época do ano, o Rio de Janeiro fica lotado de festas juninas em vários lugares. As igrejas e paróquias costumam promover este tipo de festividade, já que se trata de homenagem a santos e é feito nos moldes das quermesse. Empresas, clubes e colégios também fazem as suas festas privadas. 




As festas juninas são alguns dos aspectos mais atraentes do folclore brasileiro. Em vários locais da cidade, ruas, praças, clubes, colégios e igrejas são montados arraiais enfeitados de bandeirinhas e lanternas. A fogueira e os fogos de artifício iluminam a dança das quadrilhas e o casamento de roça. 




 A tradição de dançar ao redor da fogueira e saltar sobre as chamas foi comum em toda a Europa, durante vários cultos agrícolas que ocorriam nos meses de junho a julho. Na cidade do Rio de Janeiro estas festas são comemoradas principalmente nos dias de Santo Antônio 13/6, São João 24/6 e São Pedro 29/6.    


Sempre recheadas de muitas guloseimas típicas, muito forró e alegria de sobra.   



Adoro as festas Juninas,Julinas, Agostinas, adoro forró, os comes, os bebes, a alegria do povo em dançar quadrilha.Este conjunto de emoções a cada ano e sempre com gostinho de quero mais. 
 
..Kay 



.. 

2 comentários:

  1. Ana, também gosto muito dessas delícias de festas juninas. Mas confesso que não vou há um bom tempo. Desde a época da escola pra ser mais exato. Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma pena Sergio, essas festas ainda tem o conservadorismo de nossa adolescência, é simples, divertida e vemos sempre alguém que conhecemos.Isso sem falar nos quitutes locais, regionais.. eita coisa boa.

      Excluir

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
Chico Xavier