16 de jun. de 2010

FESTAS JUNINAS...



Séculos de um Brasil em festa, cores e sincretismos, transfigurou-se ao longo do tempo e ganhou formas diferentes em cada lugar. À sua maneira, os “arraiás” que se acumulam por todo o país têm em comum alguns elementos como a quadrilha, os balões, as bandeirinhas, a fogueira, além de quitutes típicos à base de milho e pura animação! Tudo isso com o tempero especial de junho, e uma boa dose de tradição.


Os três santos de junho


Que o dia 13 de junho leva a fama de Antônio, o santo casamenteiro, todo mundo sabe. Mas, talvez, o que muitos ignorem é que existem várias adivinhações de São João para arranjar marido. Basta escolher o felizardo e apelar para o divino! Em clima de “arraiá”, lógico.
Já o guardião das portas do céu, São Pedro, encerra o mês com um dia 29 pra lá de agitado. Inclusive, a devoção ao santo exige o “roubo da bandeira”, uma brincadeira bastante popular, sobretudo nas zonas rurais do país. A regra é “surrupiar” a bandeira com a imagem do santo, presa no alto de um mastro na porta das casas. O pretexto não poderia ser outro: o brasileiro é adepto da festa.

Festa junina ou festa de São João? As duas se confundem e, para piorar as coisas, há muito que os festejos foram também apelidados de julinos, ultrapassando o mês de Santo Antônio, de São João ou de São Pedro.
Entre fogueiras, balões, danças, brincadeiras, música e muita comida, lá está ele, o santo. Caracóis dourados beatificam o menino que carrega um cordeirinho nos braços. A inocente criança dorme, mas a festa, licenciosa e profana, insiste em despertá-la com seus fogos e rojões: “Acordai, João!”

..
..Kay


..

Um comentário:

  1. São João pra mim é sem dúvidas uma das melhores festas populares que existe. Acontece numa época onde tudo é característico e complementar, desde o clima frio, chuva, cheirinho de terra molhada que dá um ar de roça, até o romantismo regado e inspirado por muito forró. É simplesmente uma maravilha dançar grudadinho naquele frio, principalmente com quem se gosta! Hehehe... Sem falar nas comidas típicas... Ô beleza! Variedades é o que não faltam vindo acompanhadas daquele licorzinho que esquenta tudo por dentro e dá aquele fogo (quero dizer energia) para sustentar tanta alegria. Minha terra treme nessa época! rs..

    Viva a Santo Antonio, São João e São Pedro!!!

    ;)

    ResponderExcluir

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
Chico Xavier