
Embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na região Nordeste as festas ganham uma grande expressão.É o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura.
Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais doces, é muita coisa gostosa.
As festas juninas ou mesmo julinas é marcado pelas fogueiras, que servem como centro para a famosa dança de quadrilhas. Os balões também compõem este cenário, embora cada vez mais raros em função das leis que proíbem esta prática, em função dos riscos de incêndio que representam.
E uma festança tão boa que entra Julho adentro e falta dia pra tanta alegria.
Eu especialmente adoro essa época...
Kay
Engraçado... rs.. Tenho visto pela net que a festança das festas juninas continuam por aí.. Festas Julinas.. rs.. Por aqui foi só os dias dos santos.. Mesmo tendo shows de forro em muitos pontos da cidade..
ResponderExcluirApenas mas um motivo para algo se fazer...E viva as festas, seja qual for rs...
ResponderExcluir