15 de ago. de 2011

Dia dos Solteiros...

Dia dos Solteiros: é impossível ser feliz sozinho?

Ritmo de vida cada vez mais agitado, a vontade eterna de curtir a vida sem compromissos e maior investimento na carreira profissional. Essas são as principais causas apontadas por aqueles que  não pretendem tão cedo manter relacionamentos sérios. O número cada vez maior desse tipo de perfil na sociedade faz surgir no calendário brasileiro uma nova data comemorativa, o Dia do Solteiro, festejado nesta segunda-feira,
15 de agosto.

De acordo com dados de 2010 do IBGE, no Brasil existem 31,949 milhões de homens solteiros e 30,345 milhões de mulheres nesta situação. De acordo com a psicóloga Monick Acioli, as prioridades estão mudando e outras áreas da vida estão recebendo mais empenho das pessoas que a afetiva. "Essa obrigação social de ter  compromisso foi perdendo força. As pessoas estão respeitando mais os seus próprios desejos, de forma que ter um relacionamento passou a ser uma opção e não uma obrigação", avalia.


JB..
   


É comum misturar tudo...a falta de critério ou criticidade é uma das características destes tempos  neoliberais. Casamento é uma coisa, solteirice é outra, assim como solidão e felicidade...cada coisa no seu devido lugar. Não interessa se se é solteiro, casado , viúvo ou tico-tico no fubá, o importante é o bem estar proporcionado pela sua condição afetiva, emocional ou psicológica.
  Sempre que estive só ou com amigos, jamais experimentei qualquer tipo de carência ou necessidade de que alguém dissesse que me ama,op´s..; ((as vezes bate sim, mas passa rs...)) Tenho a sorte, o trabalho ou o cuidado de possuir auto-estima ou amor próprio.  Para o psiquiatra Flávio Gikovate, é mais fácil ser feliz solteiro do que casado. Muita gente é infeliz porque acredita na mentira deslavada e sem respaldo psicanalítico, de que é impossível ser feliz sozinho. Na verdade, quem não é feliz consigo mesmo, jamais será, completamente, com alguém. Gilberto Gil acertou na mosca azul quando, com grande inspiração, cantou: "É preciso aprender a só ser", sim porque não? Estou solteira  e mais feliz do que nunca. Parabéns aos solteiros felizes por opção.


..Kay..

Um comentário:

  1. /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
Chico Xavier