24 de mai. de 2012

A Ética no Amor




Amar é algo fascinante, bonito, excitante e redentor. Quando a paixão aparece, o outro torna-se um gigante perfeito. Um gesto, uma expressão ou um sorriso é suficiente para iluminar a face e fazer o coração acelerar. Tudo é perfeito. Não carece explicações sobre a vida, pois tudo se encaixa.
Mas algo acontece, pois ofertamos juras eternas de dedicação e afeto e, cinco, talvez dez, quem sabe, quinze anos depois, as coisas mudam. Por que o amor se transforma em raiva, ressentimento e até ódio? Atribuir uma única causa será reducionismo exagerado. Mas podemos trabalhar algumas variáveis fundamentais.
Para um relacionamento para sustentar-se no tempo e aprofundar-se faz-se necessária ética com o outro. Não uma ética ordinária, corriqueira. Precisa de algo mais. O respeito às necessidades do outro, aos limites e às dificuldades. O mesmo respeito que você gostaria que o outro tivesse com você. Lembre-se da máxima: Amar ao próximo como a si mesmo.
Assim todo acordo deverá ser honrado. Você pode não assumir determinado compromisso, mas, se o fizer, deverá cumpri-lo. Nunca se aproveitar da fraqueza do outro para ofendê-lo, agredi-lo, humilhá-lo ou tirar alguma vantagem pessoal. Sempre estimular o outro a transcender as dificuldades. Jamais mentir.
Um relacionamento afetivo baseado em princípios sólidos tem probabilidades maiores de sucesso.

Método de Rose   


Os relacionamentos estão em crise. Crise porque está acontecendo grande transformação na forma de se desempenhar os papéis sociais, sejam papéis como pais, sejam como homem e mulher e todos os outros. Crise porque nesta transformação de papéis não se sabe claramente o que pode ou não pode, o que é certo ou o que é errado fazer ou exigir numa relação. Mas, a pior de todas as crises é a crise moral e ética em que vivemos.  Hoje temos uma dispersão, cada um constrói sua ética e tenta agir de acordo com ela.  A elaboração dessa ética varia de pessoa para pessoa. Nela se misturam mandatos advindos da educação, da realização dos desejos próprio acontecidos entre ambos e de um cuidado com os outros, seja por amor, seja por convicção filosófica.

Uma trilha para o amor pode ser desenvolvida como a trajetória da moral que se realiza na ética e princípios universais.   


..Kay  


..

2 comentários:

  1. Tentando ser "ética"... Saudade sabia!? Salve Salve belas lembranças de um amor platonico mas em alta volagem....rs... Cheiro (Ka)

    ResponderExcluir
  2. Se penso ser quem eu penso ser, eu tb to com saudades... de alguem q se evaporou de minha vida, espero q estejas entre as mais belas flores dando altos voos..

    ResponderExcluir

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
Chico Xavier