7 de mar. de 2009

O Dia Internacional da Mulher.


Vale a pena lutar Sempre!

O Dia Internacional da Mulher foi criado em homenagem a 129 operárias que morreram queimadas numa ação da polícia para conter uma manifestação numa fábrica de tecidos. Essas mulheres estavam pedindo a diminuição da jornada de trabalho de 14 para 10 horas por dia e o direito à licença-maternidade. Isso aconteceu em 8 de março de 1857, em Nova Iorque, nos Estados Unidos.
Mas ...a contra ponto, não é que me aparece a Mulher Rebelde!

Desabafo de uma Mulher Rebelde...

São 7h. O despertador canta de galo e eu não tenho forças nem para atirá-lo contra a parede.
Estou TÃO acabada, não queria ter que trabalhar hoje.
Quero ficar em casa, cozinhando, ouvindo música, cantarolando até...
Se tivesse filhos, gastaria a manhã brincando com eles, se tivesse cachorro, passeando pelas redondezas.
Aquário? Olhando os peixinhos nadarem. Espaço? Fazendo alongamento. Leite condensado? Brigadeiro. Tudo menos sair da cama, engatar uma primeira e colocar o cérebro para funcionar.
Gostaria de saber quem foi a mente capta, a matriz das feministas que teve a infeliz idéia de reivindicar direitos à mulher, e por quê ela fez isso conosco, que nascemos depois dela.
Estava tudo tão bom no tempo das nossas avós, elas passavam o dia a bordar, a trocar receitas com as amigas, ensinando-se mutuamente segredos de molhos e temperos, de remédios caseiros, lendo bons livros das bibliotecas dos maridos, decorando a casa, podando árvores, plantando flores, colhendo legumes das hortas, educando crianças, frequentando saraus...
A vida era um grande curso de artesanato, medicina alternativa e culinária. Aí vem uma fulaninha qualquer que não gostava de sutiã, tampouco de espartilho, e contamina várias outras rebeldes inconseqüentes com idéias mirabolantes sobre "vamos conquistar o nosso espaço".
Que espaço, minha filha? Você já tinha a casa inteira, o bairro todo, o mundo ao seus pés. Detinha o domínio completo sobre os homens, eles dependiam de você para comer, vestir, e se exibir para os amigos..., que raio de direitos requerer?
Agora eles estão aí, todos confusos, não sabem mais que papéis desempenhar na sociedade, fugindo de nós como o diabo da cruz. Essa brincadeira de vocês acabou é nos enchendo de deveres, isso sim. E nos lançando no calabouço da solteirice aguda.
Antigamente, os casamentos duravam para sempre, tripla jornada era coisa do Bernard do vôlei - e olhe lá, porque naquela época não existia Bernard e, se duvidar, nem vôlei.
Por quê, me digam, por quê um sexo que tinha tudo do bom e do melhor, que só precisava ser frágil, foi se meter a competir com o "macharedo"? Olha o tamanho do bíceps deles, e olha o tamanho do nosso. Tava na cara que isso não ia dar certo.
Não aguento mais ser obrigada ao ritual diário de fazer escova, maquiar, passar hidratantes, escolher que roupa vestir, que sapatos, acessórios, que perfume combina com o meu humor, nem de ter que sair correndo, ficar engarrafada, correr risco de ser assaltada, de morrer atropelada, passar o dia erecta na frente do computador, com o telefone no ouvido, resolvendo problemas.
Somos fiscalizadas e cobradas por nós mesmas a estar sempre em forma, sem estrias, depiladas, sorridentes, cheirosas, unhas feitas, sem falar no currículo impecável, recheado de mestrados, doutorados, e especializações.
Viramos super mulheres,e pior... continuamos a ganhar menos do que eles.

NÃO SE ENVERGONHE CASO SE IDENTIFIQUE COM TUDO, OU QUASE TUDO! Só mesmo as mulheres para entender o significado de ser Mulher.
..
PARABÉNS MULHER, pela sua força, garra, determinação, ternura, dedicação, a forma como defende as suas convicções e ideias....
Kay..

4 comentários:

  1. Me identifiquei com Nada, mas respeito quem se identificou com Tudo! rs.. Nesse mundo há de tudo, inclusive mulheres que já nascem com a vocação para Amélia. Creio que em pequena quantidade, mas existe. E mesmo ganhando menos que eles, acho muito importante o fato de as mulheres terem conquistado seu espaço na sociedade. Para mim independência, respeito, auto-estima e vivacidade, não se compara e nem se troca por uma vida limitada de passar o dia em casa lavando, passando e cozinhando a espera do Maridão, que muitas vezes nem dá valor à mulher que tem. Será que era legal mesmo passar por uma vitrine e esperar a boa vontade do Maridão para que desse o dinheiro para comprar o tal objeto? Fazer caras e bocas diante dos amigos para fingir uma felicidade que não existe? Viver em função do outro? Por quê? E você, seu ego, estima... Onde ficam? Nossas vidas são meros reflexos de nossas escolhas, portanto, é preciso saber fazê-las!
    Sem essa de submissão e inferioridade.. O lema desde sempre é IGUALDADE, FRATERNIDADE E LIBERDADE! (Viva a Revolução Russa kkkkkkkk, lembrei da minha aula de História da 6ª serie, será que foi a idéia de Jean Jacques Rosseau? Ahhh sei lá!)

    ;) Cheiro!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns para nós mulheres que sabemos ser sensíveis e fortes, flexíveis e decididas, valentes e amorosas! A nós que sabemos a dor e a delicia de ser MULHER!

    \O/ \O/
    /-\ /-\

    ResponderExcluir
  3. Oops.. Correção! A frase foi de Jean Jacques Rousseau mesmo, mas a Revolução foi Francesa! rsrs... Sorry!

    =D~

    ResponderExcluir
  4. Oi Ana,
    Que em todos os dias da tua vida
    a fé more em teu coração.
    A justiça guie o teu espírito,
    a alegria sustente a tua alma.
    O amor engrandeça o teu caráter,
    a esperança ilumine os teus olhos.
    A bondade agilize as tuas mãos,
    a perseverança firme os teus pés.
    A coragem fortaleça os teus braços
    e todos os teus atos,
    pensamentos e sentimentos...
    te conduzam a verdadeira
    felicidade
    Parabéns pela grande mulher que es.
    •.__.•.__.•.__.•.__.•.__.•.__.•.__.•.__.•
    Myrian

    ResponderExcluir

Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim.
Chico Xavier